Exibição de “O Menino e o Mundo”

Os Amigos Brasileiros da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ) realizaram na terça-feira, 23 de agosto, no Museu da Imagem e do Som (MIS), exibição especial da premiada animação “O Menino e o Mundo”, seguida de um exclusivo bate-papo com os criadores da trilha sonora, Ruben Feffer e Gustavo Kurlat.

Indicado ao Oscar 2016 como melhor animação, o filme, onde a música exerce um papel narrativo fundamental, recebeu 45 prêmios no Brasil e no Mundo.

Ruben e Gustavo explicaram sobre o desafio inicial de construir a narrativa sonora juntamente com a visual, tendo como base o som da flauta, com frases melódicas que se repetem de diferentes maneiras, funcionando como uma linguagem universal. “A música funciona como narrativa e traz emoção durante todo o percurso da história, com recursos musicais e técnicos. Os poucos diálogos, são todos invertidos, com as palavras de trás para frente, simbolizando um mundo de cabeça para baixo”, destacaram.

O filme levou de quatro a cinco anos para ser produzido e a trilha sonora cerca de dois anos. Ele já foi vendido para mais de 100 países, o que confirma que o objetivo de ter uma linguagem universal através da música foi atingido.

A dupla foi ovacionada pelo público que lotou o auditório do MIS e teve a oportunidade de realizar diversas perguntas e de satisfazer suas curiosidades com os autores da trilha sonora.

“Hoje tivemos uma rara oportunidade, de assistir a esta tocante animação e de saber mais sobre uma nova forma de expressão que pode transmitir fortes emoções”, frisou Jayme Blay, presidente dos Amigos Brasileiros daUniversidade Hebraica de Jerusalém (UHJ).

O evento realizado pela Sociedade dos Amigos Brasileiros da Universidade Hebraica de Jerusalém, contou com o apoio do MIS – Museu da Imagem e do Som, Ultrassom Misic Ideas, Elo Company Distribuição Audiovisual, Filme de Papel, Cau Chocolates, Babi Marruecos Design, Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP) e Confederação Israelita Brasileira (CONIB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *